Fornecer solução para proteção da informação eletrônica

Facilitar a vida das pessoas tornando o ambiente virtual mais seguro

Ser sinônimo de transações eletrônicas seguras

Eduardo Starling-Prodabel

Solução: Evo-SDK

Anteriormente conhecida como Empresa de Processamento de Dados do Município de Belo Horizonte – MG, a Prodabel é hoje, uma sociedade de economia mista municipal responsável pela gestão da informática pública da capital mineira, denominada Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte. Está presente em diversas áreas de gestão da prefeitura e do estado como saúde, educação, turismo e finanças.

Apostando no aperfeiçoamento da estrutura administrativa e fiscalizadora do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, o ISSQN, a Prefeitura de Belo Horizonte implantou o projeto BHISS Digital. O projeto visa facilitar e agilizar, através de procedimentos eletrônicos, informações decorrentes das obrigações tributárias, disponibilizando às pessoas jurídicas, contribuintes ou não do imposto, recursos ágeis nas informações para declaração de dados, apuração e recolhimento do imposto devido, contribuindo para a consequente melhoria da administração de seus negócios com  o uso de modernas tecnologias da informação e comunicação, como instrumento de facilitação, simplificação, segurança e redução dos custos de cumprimento das obrigações fiscais.

Com o BHISS Digital, a Prefeitura visava aperfeiçoar e agilizar o cumprimento das leis tributárias pelos contribuintes, automatizando o processo e reduzindo custos referentes ao ISSQN, através da implantação da Declaração Eletrônica de Serviços DES – e do Sistema de Planejamento Fiscal – SPF. Atualmente, o programa permite que, através do servidor da Secretaria de Finanças e do navegador do contribuinte, Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas – NFS-e sejam assinadas por ambos eletronicamente, de forma a garantir facilidade, simplificação, segurança e redução dos custos de cumprimento das obrigações fiscais.

Para que fosse possível garantir segurança e autenticidade às transações do projeto, tanto por parte do contribuinte emissor de NF-e quanto por parte da Secretaria de Finanças, a Prodabel necessitava de um sistema que pudesse integrar a certificação digital aos sistemas já utilizados pelos órgãos do estado. A e-Sec foi contratada para fornecer como solução o EVO-SDK, a mais completa biblioteca de certificação digital do país. Ferramenta madura, que há 10 anos permitiu que dezenas de organizações em todo o Brasil pudessem realizar com sucesso seus projetos de Certificação Digital.

“Dentre vários sistemas que utilizamos hoje, a nota fiscal eletrônica é o principal case. Implementamos a biblioteca de componentes nessa aplicação e hoje emitimos certa de 2,5 milhões de notas fiscais por mês assinadas digitalmente. O projeto nos trouxe confiabilidade e integridade nas operações de emissão de NF-e e geração de documentos assinados digitalmente.

Tenho que enaltecer o empenho, o profissionalismo e a dedicação da equipe da e-Sec para com a Prodabel e com a Prefeitura de Belo Horizonte. O profissionalismo da empresa é inquestionável.”, afirma Eduardo Starling Lopes,  gerente de engenharia de software da Prodabel. Atualmente, mais de 2 milhões de notas fiscais são assinadas mensalmente através da plataforma integrada ao Evo-SDK.

 

Eduardo Starling Lopes

Gerente de Engenharia de Software da Prodabel S/A